O Forte do Castelo e as origens da cidade de Belém
Por: Vanessa Lima
|
A cidade de Belém (PA) surgiu após a ocupação da foz do rio Pará pelo capitão-mor português Francisco Caldeira Castelo Branco em 1616. Trata-se de uma fortificação militar e um de seus principais objetivos era a defesa do território.
A prática de escravização dos povos indígenas ocasionou inúmeras revoltas, entre elas o Levante dos Tupinambás, o qual durou cerca de quatro anos, o que resultou na destruição da primeira estrutura do forte, sendo reconstruído após o referido levante. Depois de sua restauração, o nome oficial do forte passou a ser Forte Castelo do Senhor Santo Cristo, ou simplesmente Forte do Castelo.
Nas suas redondezas, formou-se um pequeno povoado chamado de Feliz Lusitânia, responsável pela origem da atual cidade de Belém. Essa pequena vila colonial estava localizada na região que hoje abriga os estados do Pará, Amapá e Maranhão. Seu nome original, batizado pelos povos indígenas que viviam naquela região, era Mari, que significa filha Maíra, a grande divindade, porém, os portugueses passaram a denominá-lo de Feliz Lusitânia. É importante ressaltar que, ao longo do tempo, o monumento passou por diversas modificações, incluindo a edificação de muralhas no século XIX, isolando-o da população ao redor.
Pesquisas arqueológicas realizadas no local descobriram inúmeros artefatos e informações topográficas, os quais revelaram uma parte fundamental da história da capital. Exemplos disso são os alicerces da Capela de Santo Cristo, erguida por volta de 1640 (que perdurou até o fim do século XVII); os vestígios das fundações da Casa de Pólvora; os assoalhos de tijolos e pedras e os fragmentos de quatro rampas de acesso ao piso onde se encontram os canhões. Todos esses achados arqueológicos passaram a fazer parte de um espaço museológico, inaugurado em 2002, localizado no próprio forte e, a partir deles, podemos conhecer com mais detalhes a história dos primeiros povos e colonizadores de Belém.
Hoje, além de ser um importante sítio arqueológico, o Forte do Castelo é um dos principais pontos turísticos de Belém, que resgata as origens da cidade e de seus antigos habitantes, e um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Comentários
Postar um comentário