O que é o Jornal Digital?

 Por Bianca Magno e Gleicielle Oliveira Rodrigues


Bianca Magno

Em meio ao surgimento do Jornal Digital, a redação decidiu entrevistar Bianca Magno, estudante do curso de licenciatura em História e idealizadora do jornal. Na entrevista, ela aborda as principais questões do surgimento do projeto de extensão até os diversos aspectos do jornal digital. 

Gleicielle Rodrigues - O que é o jornal digital?

Bianca Magno - O jornal digital é um projeto de extensão que faz parte do NUPEC (Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura), tem como objetivo compartilhar informações entre a comunidade escolar e acadêmica, além de desenvolver as habilidades de pesquisa, investigação e escrita dos integrantes do jornal. 

GR - Como surgiu o jornal digital?

BM - Participar de um jornal escolar sempre foi o meu sonho desde a época do ensino fundamental e médio, pois havia na escola onde estudei esse tipo de jornal feito por alunos do ensino médio. Eu esperava ansiosamente pelas matérias deles, apesar de eu não poder participar como repórter pelo fato de ainda ser do ensino fundamental. A partir de então, fiquei com essa ideia na cabeça. Agora, tive a oportunidade de colocá-la em prática na faculdade.

GR - Como você propôs esse projeto do jornal digital?

BM - Inicialmente, eu havia proposto para meus colegas do curso de licenciatura em história, eles gostaram da ideia e me estimularam a fazer disso um projeto de extensão. Então, eu conversei com o coordenador do referido curso sobre o projeto e ele me explicou que, antes de tudo, eu deveria fazer a proposta do projeto. Como não tinha experiência com isso, pedi ajuda ao professor Breno Alencar, ele gostou muito da ideia e colaborou na criação do jornal digital.

GR - Quais as dificuldades você encontrou na criação do projeto do Jornal Digital?

BM - Assim como todo projeto, ele exige muita pesquisa, então eu me aprofundei na história e nos teóricos que falam sobre a produção de um jornal, sobre o contexto digital, sobre jornal escolar e se havia outros jornais parecidos com o que eu estava almejando. Mas a principal dificuldade mesmo foi a disseminação do formulário que perguntava sobre a viabilidade de implantação do jornal digital na instituição, já que a maioria das pessoas que conhecia fazia parte do meu curso.

GR - Como foi escolher os colaboradores do jornal digital?

BM - Foi uma experiência agradável porque, no primeiro momento, eu divulguei por meio de panfletos online para diversos alunos e professores, principalmente os do curso de história, a fim de encontrar pessoas interessadas em participar da produção do jornal. O retorno foi surpreendentemente positivo. Houve um processo seletivo para a escolha da equipe e para a atribuição das funções de cada um dos membros do projeto.

GR - Como você imagina o jornal digital no futuro?

BM - Eu imagino um jornal com publicação contínua, com um grande alcance de leitores e que os membros do jornal digital se aperfeiçoem cada vez mais tanto em relação às elaborações das reportagens quanto na divulgação nas mídias digitais. Espero  que ele inspire estudantes, professores e a comunidade escolar e acadêmica no geral a desenvolverem suas habilidades jornalísticas.

Referência

CASTRO, Guilherme; et al. Jornal escolar e a ampliação de repertório dos estudantes leitores. Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2022, São Paulo, ed. 13, p. 1-4, 2022.



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