Fofoca em libras
Quem nunca se deparou com uma conversa entre surdos na parada ou no ônibus? É cada expressão facial que a gente fica com uma "cuíra" doida de curiosidade. Várias vezes eu ficava prestando atenção e imaginando do que se tratava a conversa.
Fiz, pela faculdade, a disciplina "LIBRAS". Na verdade, uma breve introdução. Depois fiz cursos livres, além de videoaulas.
Em uma das idas para a faculdade, assim que entrei no ônibus avistei um lugar vago para sentar, mas estava do lado do sol. Resolvi então me encostar no fundão do coletivo para ter mais estabilidade para ler, e estava com uma calça clara...
Pois bem. Tinha uma dupla de surdas que estava me olhando e sorrindo gentilmente. Eu também sorri de volta e comecei a prestar atenção na conversa delas. Elas estavam, DISFARÇADAMENTE, me julgando. Primeiro por estar encostada de roupa branca, depois porque eu deveria estar estudando para alguma prova e por isso estava lendo no ônibus, e por último, que eu tinha CARA DE CHATA.
Apesar da fofoca ser sobre mim e de não entender TUDO (elas "falavam" rápido), fiquei feliz em entender um pouco do que elas estavam comunicando.
Desci quando o sinal estava fechado e sinalizei para elas que eu entendia (um pouco) LIBRAS. Elas ficaram ALEGREMENTE chocadas comigo e foram embora sorrindo da situação.
Desde esse dia decidi que voltarei a estudar LIBRAS para ser mais e mais inclusiva...
Tá bom, tá bom... Também é pela fofoca!
Comentários
Postar um comentário