Quais departamentos do IFPA/Campus Belém precisam de melhorias?
Fonte: Jornal Digital. |
Por: Vanessa Lima
Para que as instituições de ensino possam funcionar de maneira satisfatória, é preciso que os seus departamentos reúnam as condições para prestar serviços de qualidade aos membros da comunidade estudantil, seu público-alvo. Assim, realizou-se uma reportagem investigativa que consistiu no levantamento de um compilado de relatos contendo as experiências dos discentes do IFPA, campus Belém, com os departamentos de ajuda estudantil, a fim de determinar se estavam cumprindo suas respectivas tarefas de apoio acadêmico. Nesta matéria, iremos apresentar apenas dois departamentos: o DEPAE e o NAPNE.
Os resultados da pesquisa indicaram, por meio dos relatos, a falta de eficiência por parte do Departamento Pedagógico de Apoio ao Ensino (DEPAE). Um exemplo disso foi um aluno que teve uma experiência desfavorável ao buscar ajuda no mesmo, sendo atendido de forma extremamente desrespeitosa pelo responsável do setor. Muitos outros alunos compartilharam experiências semelhantes com esse responsável.
Além disso, observou-se ausência de orientação aos alunos na resolução dos problemas apresentados. Alunos indicaram que, ao questionarem os servidores responsáveis pelo departamento, estes não foram capazes de fornecer a assistência necessária, deixando os estudantes sem a devida orientação. No entanto, alguns discentes mencionaram ter recebido um atendimento satisfatório, mas ressaltaram a necessidade de melhorias na eficiência da resolução dos problemas apresentados.
O único departamento que não registrou descontentamento em relação à eficácia em ajudar os discentes da instituição foi o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Todavia, alguns discentes destacaram que a falta de um local adequado para o atendimento aos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas prejudica o atendimento prestado pelo setor. Além disso, os alunos compreendem que o Núcleo precisa de uma equipe técnica especializada em um quantitativo maior para reunir condições de prestar um atendimento de maior qualidade e verdadeiramente inclusivo.
Assim sendo, torna-se evidente a necessidade de mudanças nos departamentos, tanto no atendimento, na resolução dos problemas dos alunos, quanto na estrutura. É crucial que a direção do campus esteja ciente desses fatos para implementar melhorias, visando evitar contratempos aos alunos. Isso resultará em um ambiente acadêmico mais organizado e harmonioso para os discentes.
Comentários
Postar um comentário