Quem faz o JD? Novos membros e atualização da equipe
Por: Rebeca Lima Souza Martins
Em 2024, com o retorno das atividades do Projeto de Extensão “Jornal Digital (JD)”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)/Campus Belém, levando em conta demandas observadas no período em que foi realizado de forma experimental (semestre 2023.2) e os resultados alcançados, construímos uma Chamada Interna com o objetivo de selecionar novos estudantes interessados em participar do processo de elaboração de conteúdo jornalístico.
A primeira etapa da seleção consistiu na oferta de uma oficina de produção jornalística, com a participação das estudantes voluntárias em atuação no projeto, na qual os candidatos puderam conhecer a metodologia e as técnicas utilizadas no JD, além da realização de atividades práticas relativas à área de escolha do(a) candidato(a). Assim, partindo de critérios previamente definidos, as estudantes voluntárias e os professores-orientadores avaliaram o desempenho de cada um(a) e outros requisitos inerentes às vagas. Ao término da oficina, e consequentemente avaliação, foram selecionados dez novos integrantes.
A intenção ao produzir o JD foi criar possibilidades de desenvolver conteúdos pensados e produzidos pelos alunos do IFPA, campus Belém, estabelecendo parcerias entre os membros da comunidade estudantil e os docentes em atuação no JD. Logo, na seleção priorizamos avaliar o desempenho de cada um(a), tendo em vista os requisitos inerentes às vagas. Ao término da oficina foram selecionados dez novos integrantes que juntamente ao restante da equipe irão dar continuidade às publicações do Jornal Digital.
“Oficina de produção jornalística em 24/02/2024.” Fonte: Acervo pessoal de Breno Alencar. |
Para que a publicação editorial jornalística aconteça existe um processo com etapas bem definidas. Primeiramente, fazemos uma reunião mensal para a definição de pautas, contando com a presença das professoras Julie Leal e Maria Patrícia Ferreira (responsáveis pela avaliação das ideias propostas, revisão dos textos e organização do fluxo até a publicação) e do professor Breno Alencar, membro da Comissão Editorial. Os redatores/jornalistas, Cronistas/Articulistas são Aline Trindade, Nikolle Cardoso, Wesley Ribeiro, Lorena Leal, Vanessa Lima e Rebeca Martins. Os membros incumbidos dessa tarefa irão produzir os conteúdos em consonância às pautas sugeridas, apurando fatos, pesquisando e refletindo a respeito delas para, em seguida, produzir/escrever a matéria, observando as Diretrizes Editoriais já estabelecidas.
A revisão do texto/conteúdo consiste na verificação ortográfica; na análise da coesão/coerência textual; na conferência das fontes utilizadas; na observância da ética jornalística e do alinhamento com as Diretrizes do JD. Caso alterações sejam necessárias, a redatora é contatada e uma nova revisão será feita após as mudanças. A revisora selecionada chama-se Camille Rose Valente, que atuará junto às professoras Julie Leal e Maria Patrícia Ferreira.
Imagens também fazem parte da publicação e passam por processos de seleção, edição, revisão e aprovação. Dependendo do assunto abordado, diferentes estilos e edições são utilizados, sendo colocados dentro dos padrões visuais, pois cada detalhe passa uma impressão para o leitor. São os editores de fotografia do JD que fazem esse trabalho minucioso. Os novos integrantes para essa função são Maria Scarlatt e Emilly da Silva.
O gerenciador de mídias faz a publicação nas Redes sociais/Blog e também o Layout de divulgação, com legenda, título e outros. Antes de ser publicado, esse material também passa por aprovação. Os gerenciadores de mídia são Charles da Paixão, Layne Souza, Rabina Soares, Gleicielle Oliveira, Maria Vitória Padilha e o Prof. Breno Alencar, que realiza a publicação nas redes sociais.
“Oficina de produção jornalística em 24/02/2024.”
Fonte: Acervo pessoal de Gleici Oliveira. |
Com os integrantes que passam a fazer parte da equipe do JD, a partir do período de 2024.1, continuaremos publicando conteúdos úteis, de boa qualidade e alinhados com as reivindicações e anseios da comunidade acadêmica.
Comentários
Postar um comentário