O uso de tecnologias em sala de aula: o bom e mau uso
Projeto de lei regulamenta uso de celular na sala de aula. Fonte: Jornal Exalta |
Por: Alice Lima e Wesley Silva
A Revolução Digital é um fenômeno sociológico que está transformando a sociedade no século XXI. Nesse sentido, tanto as relações de trabalho, quanto a nossa maneira de estudar se encontram diretamente ligadas ao uso que fazemos das novas tecnologias. Por isso, fica a pergunta: será que estamos fazendo um bom uso dessas ferramentas tecnológicas no espaço escolar? Pois o uso inadequado das tecnologias pode gerar consequências ao aprendizado, tais como: dificuldades de concentração, memória e criatividade, para citar alguns.
Visando buscar maiores esclarecimentos sobre o assunto, convidamos o professor de sociologia Felipe Vilhena para uma conversa sobre o tema. Na oportunidade, perguntamos sobre os pontos positivos e negativos da inserção dos meios tecnológicos em sala de aula. Ele expôs que a tecnologia é uma ferramenta que pode ampliar e criar condições satisfatórias para o ensino. Explicou também que “O uso de slides permite a exibição de conteúdos audiovisuais que venham a agregar com o assunto da aula, e auxiliar na compreensão do tema. O lado ruim dos dispositivos móveis é quando ele desvia o foco do aprendizado.” Com base nas palavras do docente, compreende-se que o processo educacional não pode ficar restrito aos usos ou desusos em uma relação de dependência em torno das tecnologias. Cada educador, conforme essa interpretação, deve trilhar um caminho que busque abarcar as novidades tecnológicas a estratégias de ensino que sejam realmente eficazes.
No contexto educacional contemporâneo existe uma gama de metodologias de ensino inovadoras desenvolvidas e projetadas especificamente pensando nos desafios docentes frente à inserção das novas ferramentas digitais no espaço da sala de aula. A gamificação na educação, que remete a adoção de conceitos de jogos dentro do processo de aprendizagem é uma dessas ferramentas. Uma forma de atrair os alunos a partir do uso do próprio celular, estimulando a criatividade e o engajamento dos estudantes.
Por outro lado, o uso exagerado dos celulares se tornou algo recorrente e preocupante em sala de aula. Posto que, ainda que seja uma ferramenta de pesquisa interessante e útil, não se pode negar os efeitos negativos sobre a capacidade de atenção aos conteúdos ministrados. Logo, se o instrumento é usado com fins de entretenimento por alguns alunos, isso irá gerar um desgaste significativo ao processo de ensino e aprendizagem como um todo.
Portanto, fazer um uso adequado das novas tecnologias em sala de aula pode ser algo desafiador, seja para os professores, seja para os alunos. Cada perspectiva envolvendo o uso das ferramentas tecnológicas tende a criar expectativas variadas. De um modo geral, acredita-se que as tecnologias vieram para ficar e ajudarão a dinamizar as aulas, tornando-as mais estimulantes para quem as assiste. Todavia, tais estratégias só serão benéficas para os alunos se eles buscarem esse engajamento de forma salutar e consciente, absorvendo as novidades tecnológicas sem desvalorizar a ideia de que é preciso achar um ponto de equilíbrio no qual o aprendizado seja, efetivamente, o objetivo almejado.
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