Cine Libero Luxardo

C:\Users\Usuário\Downloads\WhatsApp Image 2024-04-28 at 15.27.55.jpeg
Fonte: Acervo pessoal de Bianca Magno

Por: Bianca Magno, repórter do Jornal Digital

Você já ouviu falar sobre o Cine Líbero Luxardo? Acompanhe  a matéria para conhecer sobre a história desse cinema, sua localização e demais informações para ter acesso às programações do local.



O Cine Líbero Luxardo, localizado na Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), foi inaugurado em 1986, no bairro de Nazaré, em Belém do Pará. O local foi pensado, inicialmente, para ser um espaço multiuso para  palestras, peças teatrais, musicais e outras programações culturais. Para os cinéfilos, o ambiente é sugestivo, pois  possui uma sala de projeção para exibição de obras cinematográficas nacionais e estrangeiras com conforto e segurança. O público que frequenta o espaço é bem diversificado e vem crescendo ao longo dos seus 38 anos de existência. Durante o período da pandemia da Covid-19, algumas medidas de restrições foram necessárias para evitar aumento da contaminação da doença entre os frequentadores. As programações presenciais foram suspensas e as exibições dos filmes tiveram que passar por adaptações em formato virtual. No final de junho de 2022, o público passou a ter acesso à plataforma do Cine Líbero Virtual, e pode  ser acessada de forma gratuita, funcionando até o presente.



Seu nome vem em homenagem a Líbero Luxardo, um jornalista, político, intelectual e cineasta. Luxardo é considerado um dos pioneiros na produção cinematográfica na região amazônica,  incorporando técnicos e atores paraenses. Seus principais filmes são: Um dia qualquer (1965), Marajó – Barreira do Mar (1967) e Brutos inocentes (1974). A maioria de suas obras se encontra no acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS-PA).



A cada semana, o Cine Líbero Luxardo traz um filme em cartaz, na última semana um dos filmes apresentados foi “As linhas da minha mão”, dirigido por João Dumans. Trata-se de um  documentário nacional que aborda uma série de encontros imprevisíveis sobre a arte e a loucura. Dividido em sete atos, o filme ressalta questões relativas à saúde mental, que em muitos casos são representadas de modo estereotipado.



Preço do ingresso

Meia: R$6,00   Inteira: R$12,00



Ficou curioso? Acesse as redes sociais do Cine Libero Luxardo e saiba toda programação da semana no link: https://www.instagram.com/cineliberoluxardo/ .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I Seminário de Humanidades do IFPA-Campus Belém

A greve no IFPA, parte 5

A greve no IFPA, parte 2