O (não) uso do uniforme pelos os estudantes do ensino médio no IFPA - Campus

Alunos do IFPA. Fonte: Jornal Digital.

Por: Vanessa Lima, repórter do Jornal Digital


Conforme estabelecido pela PORTARIA Nº 001/2019 - CONDIR, DE 31 DE JULHO DE 2019, os estudantes devem adotar vestimenta uniformizada. No IFPA/Campus Belém, o uniforme padrão consiste em camiseta oficial, calça comprida jeans e calçado fechado, sendo proibidas quaisquer modificações. A farda é obrigatória em todos os espaços e em todas as atividades dentro da instituição, como laboratórios, biblioteca, salas de aula, entre outros. Essa exigência também se estende a atividades de visitas externas programadas, especialmente para os estudantes dos cursos de ensino médio-integrado e subsequentes.


Entretanto, a não observância da regra estabelecida pela referida portaria é recorrente nas turmas do ensino médio integrado. Ao andar pelos blocos de sala de aula, é possível observar que há turmas com mais da metade dos alunos sem a utilização do uniforme, mesmo sendo fornecido gratuitamente pela instituição.


Diante desse fato, surge uma questão: por que alguns discentes do ensino médio integrado não aderem ao uso do uniforme?


Esse tema tem sido objeto de controvérsias. Por um lado, a administração do Campus busca zelar pelo cumprimento do regulamento disciplinar discente, o qual impõe aos alunos a obrigatoriedade do uso do uniforme, de acordo com as normas do regimento interno discente; por outro, boa parte do alunado não cumpre essa determinação.


Os estudantes alegam vários motivos, dentre eles: “falta de conforto”; o fato de a camiseta ser de cor branca, causando constrangimento às meninas, pois “ressaltam as roupas íntimas sob a blusa”; o tecido do uniforme “causa muito calor". 


Como solucionar este problema?


Talvez o diálogo entre a direção do Campus e os alunos seja uma saída para contornar esta situação.

 

Comentários

  1. Muito se fala sobre cobrança, mas pouco se fala sobre os motivos dos alunos não usarem, de fato, o uniforme. Excelente matéria!
    - Tecido transparente;
    - Tecido quente;
    - Tecido que suja muito rápido (o meu, pelo menos, parece um pano de chão).
    São muitos motivos, mas é claro que não querem olhar pela perspectiva do aluno ou da aluna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Por isso seria de total importância a existência desse diálogo entre a direção e os alunos.

      Excluir
  2. Os servidores tem que ouvir reclamações dos alunos! A maior parte das críticas são em relação ao tecido e desconforto! O pano do uniforme é ruim, suja muito rápido e realmente fica transparente. É muito difícil ter uniforme limpo todos os dias da semana. Ao invés de reclamar, tentem ouvir as críticas construtivas e melhorem a qualidade que vocês entregam aos alunos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

I Seminário de Humanidades do IFPA-Campus Belém

A greve no IFPA, parte 5

A greve no IFPA, parte 2