Mamãe, a sombrinha e eu

Fonte: Pinterest

 Por: Ella Cinderela


Mamãe e eu estávamos a caminho do posto de saúde perto de casa. Chovia muito. Ela levava sua sombrinha xadrez e eu, a minha de bolinhas. Foi quando me peguei pensando: "Quando foi que deixei de andar na chuva na mesma sombrinha que mamãe?". Dois segundos depois, senti raiva. Por que mamãe estava sozinha  em uma sombrinha? Pior ainda, por que estava me deixando ir em uma sombrinha separada da dela?


Durante aquele trajeto, sob a chuva forte e gelada que caía do céu, pude pensar e repensar quantas coisas já não faço com mamãe. E está tudo bem, não? Afinal, já tenho mais de 18 anos e não saímos juntas com tanta  frequência. Outro dia, precisei ir a um lugar com alguns documentos específicos e tinha esquecido um. Nossa, como fiquei com raiva de mim e, depois, de mamãe, por ter esquecido! Como ela pôde me deixar sair sem aquele documento!


Depois de tanto pensar e repensar, não me resta alternativa senão vagar pelas memórias da infância. Algumas lágrimas se misturaram ao rosto úmido pelo suor, como é típico em dias chuvosos em Belém do Pará: mesmo com chuva, o calor raramente se ausenta.

Em minha memória, recordei-me de muitas coisas, inclusive de quando mamãe me arrumava para ir à escola, criando os mais estranhos e doídos penteados em meus cabelos. Lembrei também de todas as vezes em que cuidou de meus irmãos. Como era boa mamãe. E, pensando bem, ainda é!

Como fui capaz de duvidar do amor de mamãe? Percebi que estávamos na metade do caminho, então fechei minha sombrinha e me enrosquei na dela, junto a ela. Todos aqueles pensamentos idiotas se foram. De repente, me perguntei se sempre seria sua garotinha, sua eterna garotinha. Resolvi que não daria mais atenção a pensamentos como aqueles.

Continuamos andando até o posto de saúde. Marcamos uma consulta e ela me lembrou que eu não estava com um determinado documento. Sim, o mesmo documento que esqueci da última vez! No caminho de volta, cada uma estava debaixo de sua sombrinha: ela na dela, xadrez, e eu na minha, de bolinhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação escolar no IFPA: qual o pensamento de quem ficou de fora?

Nupec abre seleção para o Projeto de Extensão "Jornal Digital" no IFPA Campus Belém

Professor Wallace Pantoja conversa com o Jornal Digital sobre os desafios e os objetivos do Projeto “A Cidade no Beco da Luz”