A arte como aliada
Por: Rebeca Lima Souza Martins
A arte vem se configurando, desde os primórdios da civilização, como uma forma de expressão e comunicação. Mesmo as mais antigas, como as pinturas rupestres, gravuras deixadas em paredes de cavernas, podem denotar a vontade natural do ser humano em deixar sua "marca".
Dessa forma, a arte pode ser considerada um importante trabalho educativo que busca desenvolver no indivíduo tendências individuais, influenciar na formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade individual e coletiva. Desenvolve-se, por meio do seu processo criador, raciocínio, criatividade e observação, levando à formação de hábitos de trabalho, conforme Magalhães(2018).
Andando pelo IFPA-Campus Belém pode-se notar diversas demonstrações artísticas, em desenhos colados nas paredes, como os que estão no corredor do curso técnico de Design; em pôsteres sobre temas diversos, poemas, declarações de amor e quadros, que estão na Biblioteca do campus, todos feitos por alunos que usam desses espaços como uma forma de se expressar e comunicar. Projetos e eventos de incentivo à criação também são geralmente realizados, apesar de que, em alguns momentos, eles se deparam com algumas dificuldades de realização.
É importante haver a valorização dessas demonstrações artísticas e para com aqueles que as produzem. A arte foge do campo da utilidade e adentra o campo daquilo que é fundamental. Ela sempre terá lugar na formação educacional do ser humano.
Comentários
Postar um comentário