Como foi criado o Dia Internacional das Mulheres e como o IFPA/Campus Belém irá homenageá-las?

"Dia Internacional da Mulher"
Fonte: Redação Tribunal do Pampa (O TP é de propriedade da Editora Ltda).



 Por: Bianca Magno

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional das Mulheres, data simbólica na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra os diversos tipos de violência e discriminações ainda sofridos por elas.


Essa data comemorativa, que é marcada por homenagens em diversos setores da sociedade, refere-se a uma luta que ganhou força no século XX e que foi proposta, em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas. Esta conferência foi realizada em Copenhague pela líder alemã do movimento, Clara Zetkin, apesar de ela não ter pensado em uma data específica. Embora a morte das 123 mulheres na fábrica têxtil nos Estados Unidos, no dia 25 de março de 1911, tenha influenciado, esse evento não foi determinante para o estabelecimento da data. O que definiu a escolha foram as manifestações  que mulheres russas fizeram exigindo “pão e paz” no dia 8 de março de 1917, ocorrida juntamente com a greve de operárias na Revolução de Fevereiro de 1917 na Rússia.

 

Assim, o Dia Internacional das Mulheres é uma alusão a essa ação das mulheres russas e, a partir desse momento, passou-se a comemorar de forma unificada no dia 8 de março . Esta data foi oficialmente reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e sua importância remete às conquistas dos direitos das mulheres, lembrando-nos das lutas por igualdade de gênero que persistem até hoje. Como diz a cantora brasileira Kell Smith, na sua música Respeita as mina, “Em nome das Marias, Quitérias, da Penha Silva. Empoderadas, revolucionárias, ativistas. Deixem nossas meninas serem super heroínas”.


   O que o IFPA/Campus Belém fez e fará para homenagear as mulheres?


O Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Belém realizou no dia 6 de março um evento em homenagem ao dia Internacional das Mulheres, especificamente as servidoras, com a palestra da psicóloga Luísa Leão, da Universidade Federal do Pará (UFPA),

Acontecerá outra homenagem na XI Semana de Ciências Humanas do IFPA/Campus Belém, cujo tema é “Educar para os Direitos Humanos”, no dia 14 de março, na qual haverá um seminário com a temática "Em março elas contam as suas histórias". Este evento será voltado para toda a comunidade acadêmica do campus, especialmente às mulheres.


No mês de março são esperadas outras homenagens promovidas por servidoras, colaboradoras e pelas próprias alunas do IFPA/Campus Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I Seminário de Humanidades do IFPA-Campus Belém

A greve no IFPA, parte 5

A greve no IFPA, parte 2