Dia nacional da biblioteca


Biblioteca do IFPA campus-Belém. Fonte: Jornal Digital.
 

Por: Aline Trindade

O termo biblioteca origina-se do grego bibliothéke e é conceituado como o espaço que reúne um variado acervo de livros. A biblioteca visa apoiar o ensino, a pesquisa, extensão, inovação e a promoção de eventos culturais, criando um ambiente de suporte para aqueles que precisam e gostam de estar sempre bem informados.


No Brasil, o Decreto nº 84.631, de 09 de abril de 1980, instituiu o Dia do Bibliotecário e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, e esta data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Biblioteca. O objetivo foi valorizar e promover a biblioteca como local de grande importância para a sociedade, reconhecendo-a como instrumento fundamental para a promoção de conhecimento, inclusão, educação e cultura.


Nesta matéria, destaco três importantes bibliotecas brasileiras.  


Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro


A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN), vinculada ao Ministério da Cultura,  foi a primeira biblioteca pública do nosso país, sendo  considerada pela UNESCO a maior da América Latina e uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. Os primeiros itens de seu acervo (como livros, moedas, manuscritos, mapas e medalhas) chegaram ao Brasil junto com a família real em 1808, mas a biblioteca só foi oficialmente inaugurada em 1810. Desde então, são mais de 200 anos preservando nosso passado em prol da construção do nosso futuro.


Biblioteca Pública Arthur Vianna 


A Biblioteca Pública Arthur Vianna foi a primeira biblioteca pública do Estado do Pará, a qual completou 153 anos de fundação em março de 2024. Essa biblioteca, criada em 1871, passou por diversos lugares até ser fixada no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (CENTUR) em 1986. O espaço é de grande relevância para a cultura paraense, contando com um acervo de aproximadamente 800 mil volumes, abrigando diversas obras dos setores literário, musical e audiovisual.

Biblioteca do Instituto Federal do Pará/ Campus Belém


A biblioteca do Instituto Federal do Pará/Campus Belém (IFPA) possui um rico acervo, disponível para professores e discentes, auxiliando no desenvolvimento de estudos, trabalhos, pesquisas e projetos. Os alunos utilizam os espaços da biblioteca de diferentes formas no cotidiano escolar e acadêmico, como, por exemplo, lugar de descanso, de lazer, de desenvolvimento de suas atividades escolares e de se aprofundar nos estudos.


Vale lembrar que o portal de notícias do IFPA/Campus Belém publicou, em março desse ano, uma matéria sobre a aprovação de três bibliotecárias do campus no processo seletivo para o doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA). São elas: Adélia de Moraes Pinto, Doris Campos Mendonça e Gisela Fernanda Monteiro.


A biblioteca é um ambiente de integração, inclusão, socialização e incentivo à leitura, tornando mais acessível e possível o acesso a diferentes obras espalhadas pelo mundo que contribuem, de alguma forma, para a vida de milhares de pessoas. Devido sua importância para a sociedade, torna-se mais do que necessário valorizar a biblioteca e os bibliotecários, pois, além de lugar de pesquisas e conhecimentos preciosos, proporciona viagens, romances e aventuras por infinitos universos mágicos.


Revisado por: Maria Patrícia Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nupec abre seleção para o Projeto de Extensão "Jornal Digital" no IFPA Campus Belém

Professor Wallace Pantoja conversa com o Jornal Digital sobre os desafios e os objetivos do Projeto “A Cidade no Beco da Luz”

Profª Kirla Anderson fala sobre a Cartilha “Como combater a misoginia e o discurso de ódio nas redes sociais”