Viúva Negra: 60 anos

 

Fonte: Disney


Por: Aline Trindade


Em 2024 a personagem da Marvel, Viúva Negra, completa 60 anos desde sua primeira aparição nos quadrinhos. Confira um pouco sobre a história dessa personagem tão amada.

PRIMEIRA APARIÇÃO

A Viúva Negra apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel em 1964, na história Tales of Suspense: #52, HQ assinada por Stan Lee e os artistas Don Rico e Don Heck. O título era protagonizado por Tony Stark, o famoso Homem de Ferro. A personagem foi apresentada como uma agente soviética, inimiga de Tony Stark e do Governo norte-americano, que tentava sabotar os planos dos mesmos a mando de organizações como a KGB.


ORIGENS


Sua origem tem várias versões, a mais conhecida, porém conta que, após a morte da mãe, Natalia Alianovna Romanova foi resgatada e criada pelo soldado Ivan Petrovitch como sua própria filha. Após ter crescido, Natasha foi levada para a Sala Vermelha, projeto ligado a KGB que treinava jovens garotas para se tornarem assassinas e espiãs letais a serviço do governo soviético.

Além do treinamento, as jovens passaram por testes e experimentos e receberam uma variante do Soro do Super Soldado, que deu a Natasha aprimoramento físico e maior longevidade. As mulheres também passaram por lavagem cerebral com a implantação de memórias falsas. Outra modificação, que também foi apresentada nos filmes, foi deixar as meninas inférteis.

Natasha é especialista em vários tipos de luta, além de ter habilidades com diversos modelos de armas, ser mestre dos disfarces e poliglota.


DE VILÃ A SUPER-HEROÍNA

Eventualmente, após enfrentar os “mocinhos” várias vezes a mando da KGB, Natasha Romanoff teve seu arco de redenção e entrou para o time dos “ex-vilões que agora salvam o mundo” ao se tornar uma agente da S.H.I.E.L.D e unir-se aos Vingadores. Assim, Natasha torna-se importante aliada, ajudando a derrotar diferentes vilões: de agentes secretos a extraterrestres.

Desde 1964, muita coisa mudou. A Viúva Negra já participou de muitas histórias nos quadrinhos, teve aliados, parceiros e traições. Além disso, a personagem já recebeu adaptações em livros, séries animadas, jogos e também para o cinema, adaptação mais conhecida, na qual a personagem foi interpretada pela atriz Scarlett Johansson, com sua primeira aparição no filme Homem de Ferro 2 (2010). A heroína conquistou corações ao redor do mundo e emocionou os fãs com seu sacrifício no filme Vingadores: Ultimato (2019). Seu filme solo foi lançado em 2021 e apresentou uma nova personagem, também popular nas HQs: Yelena Belova. 

Em 2023, a Marvel anunciou a minissérie Black Widow and Hawkeye para comemorar os 60 anos dessa dupla nas HQs. O primeiro quadrinho, lançado nos EUA em março deste ano, contou com roteiro de Stephanie Phillips, arte de Paolo Villanelli e capa de Stephen Segovia.

A Natasha dos cinemas deixou saudades, mas a das HQs ainda tem muitas aventuras para viver, inspirando e empoderando garotas ao redor do mundo como tem feito nesses 60 anos de história.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nupec abre seleção para o Projeto de Extensão "Jornal Digital" no IFPA Campus Belém

Professor Wallace Pantoja conversa com o Jornal Digital sobre os desafios e os objetivos do Projeto “A Cidade no Beco da Luz”

Profª Kirla Anderson fala sobre a Cartilha “Como combater a misoginia e o discurso de ódio nas redes sociais”