IFPA PSU 2025
O Instituto Federal do Pará-IFPA (@ifpaoficial) lançou o edital para candidatos interessados em participar do Processo Seletivo Unificado-PSU 2025, oferecendo 3.065 vagas para Cursos Técnicos Integrados, 2.075 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes e 1.525 para Cursos Superiores de Graduação. Essas vagas estão distribuídas nos 16 campi do IFPA, com exceção do campus Vigia e Marabá rural que estarão ofertando processos seletivos públicos em breve.
As inscrições iniciaram dia 10/10 e seguem abertas até às 23:59 do dia 07/11, exclusivamente pelo site: https://concurso6.fundacaocefetminas.org.br/. Para os candidatos com Número de Identificação Social-NIS, pertencentes à família de baixa renda e/ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais-CadÚnico do Governo Federal puderam até o último dia 28/10 (segunda-feira) solicitar a isenção do valor da inscrição. Os demais candidatos(as) podem se inscrever normalmente até o dia 10/10, efetuando o pagamento de uma taxa de R$ 40,00 para concorrer aos cursos técnicos e de R$ 60,00 para os cursos superiores.
Os Cursos Técnicos Integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao Ensino Médio e voltados a alunos concluintes do Ensino Fundamental. A seleção será feita com base no desempenho escolar das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do 7ª e 8ª ano.
Os cursos Técnicos Subsequentes são cursos regulares com duração de até dois anos, destinados a alunos que concluíram o Ensino Médio. O engresso nessa modalidade se dá pelo desempenho escolar nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática do 1ª e 2ª ano.
Já para a Graduação, a seleção será realizada com base nas notas obtidas em cada área de conhecimento e na redação, avaliadas na mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio-Enem do ano de 2020, 2021, 2022, 2023 ou 2024. Se o candidato tiver participado de mais de uma edição do Enem, será escolhida a maior nota entre as edições.
Em relação às vagas por cotas, no mínimo 50% são reservadas a candidatos oriundos de escola pública e destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA. Candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, baixa renda e PCDs. Importante ressaltar que os candidatos autodeclarados negros estarão sujeitos ao procedimento de Heteroidentificação, como consta no cronograma disponível também no site de inscrição. Os outros 50% das vagas são denominadas de modalidade de Ampla Concorrência (AC), destinadas aos candidatos que não se encaixam em nenhuma cota política afirmativa, disputando metade das vagas com a concorrência geral.
A fim de facilitar a escolha dos cursos pelos candidatos foi publicado no site oficial do IFPA o caderno dos cursos, conforme a modalidade de egresso (integrado, subsequente ou graduação) e campus, disponíveis em: https://prosel.ifpa.edu.br/component/k2/item/41-conheca-os-cursos. O IFPA campus Belém realizou, no dia 19/10 a 2ª edição da Feira de Cursos, a fim de promover um momento único aos candidatos de conhecerem os cursos de pertinho, apresentados pelos próprios estudantes. A comunidade pode conversar e conhecer discentes e profissionais de diversas áreas. Mesmo os cursos de graduação que, neste PSU 2025 não estão sendo ofertados, estiveram em exposição.
Esperamos esclarecer algumas dúvidas e, reforçamos que as informações na íntegra constam no edital do PSU. Desejamos toda sorte aos futuros calourinhos do IFPA, sobretudo do campus Belém!
Fiquem ligados no JD para mais informações!
Comentários
Postar um comentário