Show do Alok em Belém e a COP 30

Fonte: Agência Pará



 Por: Lívia Suenne


No último sábado, (23) de Novembro de 2024, o DJ Alok (@alok) esteve em solo belenense marcando seu primeiro show na capital, mais um da sua turnê chamada Áurea Tour. O espetáculo ocorreu no estacionamento do Estádio Olímpico do Mangueirão (@novomangueirao), com início às 21h00 e término às 00h00. Cerca  de 250 mil admiradores do DJ puderam curtir o show na pista gratuita e Open Bar (camarote). 

Um dos grandes atrativos da noite foi a pirâmide da Áurea Tour, o palco do festival com mais de 30m de altura, com uma novidade exclusiva aferida, especialmente, para o show em Belém. Segundo o próprio Alok contou para o portal cultura (@portalcultura), antes de subir ao palco, a superestrutura contou com a integração de drones com a pirâmide dinâmica inédita no mundo todo: “A integração dos drones com a pirâmide, a forma como ela vai ser integrada nunca foi feita no mundo e vai ser feita pela primeira vez aqui em Belém, porque nós estamos buscando sempre se reinventar e inovar, para que a gente faça uma coisa que seja única e autoral” E como inovou! O show de tecnologia prendeu o público do início ao fim com o show de lasers imersivos, plataforma giratória de 360 graus, projeções no ar, 400 refletores e mais de dois mil painéis de LED. os fãs que não foram ainda tiveram a oportunidade de assistir o show através da transmissão ao vivo no canal do artista no youtube.

O músico, que foi indicado recentemente duas vezes ao Grammy Latino na nova categoria de melhor performance de música eletrônica latina, abriu espaço para o protagonismo nortista e dividiu o palco com artistas regionais como Pinduca, Gaby Amarantos, Zaynara e Joelma. 

A performance marcou o início da contagem regressiva para a 30ª Conferência das Partes, a COP-30, em que a capital sediará no dia 23 de novembro de 2025. Esse é um evento internacional que atrai os olhos do mundo para a cidade e marca um período em que vivemos diversas políticas públicas locais e ações concretas voltadas para as mudanças climáticas extremas que estão afetando diretamente os biomas, sobretudo a Amazônia, implicando no cotidiano da vida humana, fauna e flora. 

A candidatura de Belém para sediar a COP-30 foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial), junto com o governador Helder Barbalho (@helderbarbalho), durante a COP-27 realizada em 2023, no Egito. Desde o anúncio, o governo do Pará (@governodopara) vem realizando obras, revitalizações e investimento no saneamento e turismo na região que, com certeza, são muito importantes. Mas, será que estão tentando “tapar o sol com a peneira?”, essa foi o questionamento  feito por um aluno no 3ª Encontro de Setores Produtivos e Formação Profissional do IFPA - campus Belém: Amazônia, Trabalho e Futuros Sustentáveis, ao Coordenador da COP-30, que esteve presente no evento. 

Apesar das preocupações, desconfianças, descontentamentos e críticas enfrentadas pelo governo é inegável que as movimentações estruturais políticas e de capacitação na cidade e em toda a região metropolitana de Belém estão acontecendo. Embora haja os prós e contras, é fato que o maior evento que discute as mudanças climáticas e o clima estará ocorrendo na região norte que, com ressalvas, é a mais propícia para as condições ambientais extremas que temos sofrido.

Concorda? Discorda? Acompanhe o JD para mais atualizações!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I Seminário de Humanidades do IFPA-Campus Belém

A greve no IFPA, parte 5

A greve no IFPA, parte 2