Instagram: o perfil do IFPA Campus Belém no âmbito virtual

Fonte: Editorial/Jornal Digital

 Por: Lívia Suenne


O Instituto Federal do Pará (IFPA) possui 115 anos, protagonizando um papel fundamental nos três lemas que carrega consigo: educação, ciência e tecnologia. Para tanto, a instituição centenária conta com 18 campi, sendo eles: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial e Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia. 


Com o avanço da tecnologia, Costa et. al. (2022) sugere a prática de atividades no campo educacional que caminhe rumo ao novo cenário tecnológico presente no mundo atual. Nesse contexto, partindo do pressuposto que, todos os campus mencionados possuem um perfil na rede social do instagram, constatamos a influência desse novo modelo de ensino; uma vez que a presença do instituto na mídia alternativa faz com que a visibilidade da instituição como um todo assuma uma imagem e tenha o seu “lugar” nessa nova forma de interação. As reflexões no trabalho de Santos et. al. (2022) atestam: “O grande crescimento e desenvolvimento tecnológico causado pela criação e evolução das tecnologias e ferramentas tecnológicas acabaram por moldar a nossa sociedade e seus indivíduos, visto que nos encontramos emaranhados em tantas e tão constantes informações, que é difícil que consigamos pensar e agir sem a utilização delas”


Nesse contexto, o campus Belém mostra-se cada vez mais presente nesse novo cenário, composto por perfis em plataformas como: o site oficial, Facebook, YouTube e o queridinho Instagram. Afinal, o nascimento da Internet está hegemonizado definitivamente na sociedade contemporânea, graças a fenômenos como a revolução tecnológica e a globalização. Com foco na plataforma Instagram como ferramenta para a publicação e compartilhamento tem sido estratégia de divulgação e interação na dinâmica entre instituição e comunidade, seja ela interna ou externa. No último semestre do ano de 2025.1 a presença do campus no ambiente virtual serviu para múltiplas veiculações como avisos, informações institucionais, chamadas de atividades internas e externas entre outras colaborações. Além disso, em análise aos dois últimos eventos que marcaram e marcam a rede federal no Pará foi a etapa estadual dos Jogos Institutos Federais (JIFs) 2025 e o evento junho verde, que vem movimentando conteúdo não apenas do perfil institucional, como também os perfis independentes criado por discentes, a fim de compartilharem as vivências acadêmicas.


O primeiro rendeu posts, stores e lives; entretanto gerou alguns conflitos devido a demora para a cobertura das diferentes modalidades esportivas que ocorriam no mesmo dia e horário, fazendo o público recorrer a perfis de outros campi. O segundo está em plena divulgação, envolvendo nove cursos técnicos integrados ao ensino médio e alguns desses estão criando os seus próprios perfis para livre e independente publicação de suas ações. 

Em suma, os estudos apontam o ambiente virtual como o propulsor da disseminação de notícias, informações e nesse caso, o espaço como ferramenta de engajamento institucional, acadêmico e educacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alimentação escolar no IFPA: qual o pensamento de quem ficou de fora?

Nupec abre seleção para o Projeto de Extensão "Jornal Digital" no IFPA Campus Belém

Professor Wallace Pantoja conversa com o Jornal Digital sobre os desafios e os objetivos do Projeto “A Cidade no Beco da Luz”