A História do Jornal Digital e suas expectativas para 2024
Bianca Magno e Julie Leal
Você, leitor, já se perguntou como nasceu o Jornal Digital? Bom, então continue lendo que irá saber.
O projeto Jornal Digital “Contando várias histórias” nasceu da ideia da estudante de Licenciatura em História do IFPA, campus Belém, Bianca Magno, que propôs para seus colegas de curso que incentivaram a fazer disso um projeto de extensão, logo apresentou a proposta ao coordenador do curso, o professor Raimundo Castro. Ele demonstrou interesse e indicou alguns caminhos para a execução do projeto, desde que ela fizesse a parte escrita do mesmo. A estudante, então, pediu orientação ao professor Breno Alencar, por este já possuir experiências na criação de projeto de extensão no IFPA, campus Belém.
Após meses de pesquisas tanto bibliográficas quanto de campo, elaborou-se a primeira versão do projeto escrito, apresentada em uma reunião do projeto de extensão Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC). Nessa reunião apareceu aquela que seria a primeira integrante do JD, também membro do NUPEC, e agora graduada em Língua Portuguesa, Luna Nascimento. O projeto Jornal Digital também foi apresentado no II Encontro do NUPEC, como projeto experimental, sendo parte do NUPEC.
A partir daí, outras pessoas começaram a demonstrar interesse em participar e passaram a integrar o Jornal Digital, desde 2023, como as repórteres/redatoras: Rebeca Martins e Vanessa Oliveira; a revisora e a coordenadora, respectivamente: professoras Maria Patrícia Ferreira e Julie Leal; as gerenciadoras de mídias: Gleicielle Rodrigues e Maria Vitória Padilha.
Em agosto de 2023, começaram as publicações do Jornal Digital nas redes sociais e na plataforma blogger, algo que continuou até dezembro e teve um ótimo alcance entre os leitores: até dezembro o número de visualizações foi de 1558 pessoas, redirecionadas do Instagram, do WhatsApp e de outras redes sociais. Atualmente passam de 2700 visualizações. E a tendência é aumentar.
As expectativas dos membros do Jornal Digital são as melhores possíveis: incentivos financeiros através dos editais que o Instituto Federal do Pará (IFPA) disponibiliza durante o ano, ampliação do número de leitores do Jornal Digital e apresentações das nossas atividades em eventos dentro e fora do IFPA.
Nós, da equipe do Jornal Digital, desejamos que continuem lendo as nossas matérias e pedimos que divulguem para seus colegas e amigos, pois essas pequenas ações nos incentivam a continuar produzindo.
Comentários
Postar um comentário