Postagens

Mostrando postagens de junho, 2025

Mamãe, a sombrinha e eu

Imagem
Fonte: Pinterest  Por: Ella Cinderela Mamãe e eu estávamos a caminho do posto de saúde perto de casa. Chovia muito. Ela levava sua sombrinha xadrez e eu, a minha de bolinhas. Foi quando me peguei pensando: "Quando foi que deixei de andar na chuva na mesma sombrinha que mamãe?". Dois segundos depois, senti raiva. Por que mamãe estava sozinha  em uma sombrinha? Pior ainda, por que estava me deixando ir em uma sombrinha separada da dela? Durante aquele trajeto, sob a chuva forte e gelada que caía do céu, pude pensar e repensar quantas coisas já não faço com mamãe. E está tudo bem, não? Afinal, já tenho mais de 18 anos e não saímos juntas com tanta  frequência. Outro dia, precisei ir a um lugar com alguns documentos específicos e tinha esquecido um. Nossa, como fiquei com raiva de mim e, depois, de mamãe, por ter esquecido! Como ela pôde me deixar sair sem aquele documento! Depois de tanto pensar e repensar, não me resta alternativa senão vagar pelas memórias da infância. Alg...

Instagram: o perfil do IFPA Campus Belém no âmbito virtual

Imagem
Fonte: Editorial/Jornal Digital   Por: Lívia Suenne O Instituto Federal do Pará (IFPA) possui 115 anos, protagonizando um papel fundamental nos três lemas que carrega consigo: educação, ciência e tecnologia. Para tanto, a instituição centenária conta com 18 campi, sendo eles: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial e Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.  Com o avanço da tecnologia, Costa et. al. (2022) sugere a prática de atividades no campo educacional que caminhe rumo ao novo cenário tecnológico presente no mundo atual. Nesse contexto, partindo do pressuposto que, todos os campus mencionados possuem um perfil na rede social do instagram , constatamos a influência desse novo modelo de ensino; uma vez que a presença do instituto na mídia alternativa faz com que a visibilidade da instituição como um todo assuma uma imagem e tenha o seu “lugar” nessa nova forma...

SIMA 2025: A Gincana Ambiental que Promete Agitar o IFPA - Campus Belém

Imagem
Fonte: Instagram/IFPA Campus Belém  Por: Bruno Raiol      Nos dias 23 a 27 de junho, o Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Belém será o cenário da SIMA - Semana Integrada do Meio Ambiente. Este evento, que já se tornou uma tradição na instituição, especialmente do curso de Saneamento, traz uma programação rica em atividades voltadas para a conscientização ambiental.         É fundamental que todos os alunos participem de toda a Semana, pois cada atividade foi planejada para engajar e educar sobre questões ambientais essenciais. Contudo, a gincana ambiental se destaca como um dos momentos mais esperados da semana e merece uma atenção especial.        A Gincana Ambiental será coordenada pela professora Franciane Andreza Veloso dos Santos Gonçalves, do curso de Saneamento. Com o apoio dos alunos do 2º e 4º semestre do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental e demais docentes, a organização promete uma competiçã...

Professor Wallace Pantoja conversa com o Jornal Digital sobre os desafios e os objetivos do Projeto “A Cidade no Beco da Luz”

Imagem
Fonte: Editorial/Jornal Digital  Por: Jaqueline Barros e Charles da Paixão       Em conversa com Jaqueline Barros e Charles da Paixão, membros do coletivo JD, o Professor Wallace Pantoja discutiu o projeto “A Cidade no Beco da Luz” falando sobre a sua inspiração, objetivos e desafios à frente do projeto que visa pesquisar as experiências das travestis em Belém, particularmente no contexto do trabalho noturno e das pressões sociais. Wallace, que é Professor de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e coordena o Núcleo de Gênero e Diversidade (NEGED) do IFPA Campus Belém, atua no campo de geocartografias do corpo e subjetividades, e também em pautas LGBTQIAPN+ e interseccionalidades, compartilha conosco sua jornada pessoal e as dificuldades enfrentadas na condução de pesquisas com comunidades marginalizadas. JD: Boa tarde professor Wallace, agradeço por reservar um tempo para a entrevista. É uma honra poder conversar com o senhor...

Projeto DILAE promove intercâmbio de saberes sobre linguagem, artes e educação na Amazônia

Imagem
Fonte: Divulgação/DILAE  Por: Débora Barata O projeto universitário DILAE - Diálogos Interculturais em Linguagem, Artes e Educação realiza nesta semana, do dia nove de Junho até o dia 13, sexta-feira, o seu 4° encontro, sediado no Instituto Federal do Pará (IFPA), com o objetivo de estimular debates e aprofundar conhecimentos sobre os fenômenos ligados à linguagem, às artes e à educação no cenário pan-amazônico. A programação inclui a apresentação de trabalhos submetidos dentro de quatro eixos temáticos: Imaginários e narrativas amazônicas; Interculturalidade, educação e inclusão na Pan-Amazônia; Perspectivas sustentáveis em processos criativos na Amazônia e os discursos contemporâneos na Amazônia. Além das tradicionais apresentações acadêmicas, o evento também oferece uma programação de oficinas temáticas, voltadas aos participantes inscritos. As atividades são pensadas para ampliar o diálogo entre teoria e prática, proporcionando experiências em diferentes áreas do conhecimento. ...

Profª Kirla Anderson fala sobre a Cartilha “Como combater a misoginia e o discurso de ódio nas redes sociais”

Imagem
Foto: Jornal Digital/Editorial 2025  Por: Bruno Raiol O repórter e redator Bruno Raiol, do Jornal Digital do NUPEC, entrevistou a professora doutora Kirla Korina Anderson Ferreira, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Em 2025, a professora lançou a cartilha Como combater a misoginia e o discurso de ódio nas redes sociais , voltada à conscientização e enfrentamento dessas práticas no ambiente digital. Nesta entrevista, você confere a trajetória da pesquisadora e suas reflexões sobre os desafios enfrentados no combate à violência de gênero nas plataformas digitais, além dos caminhos que levaram à elaboração da cartilha. JD – Olá, professora Kirla. É um prazer conversar com você. Nesta entrevista, vamos abordar seu trabalho com a cartilha Como combater a misoginia e o discurso de ódio nas redes sociais, além de conhecer um pouco mais sobre sua trajetória como pesquisadora e docente no IFPA – campus Belém. Nosso objetivo é compreender o que mot...